sábado, 23 de abril de 2011

O Deficit é um número… certo!

Ao observar o desenrolar das notícias Macro e Micro Económicas deste e doutros países nos últimos meses, não me consigo conter sem me manifestar.

A forma como se encarou a gestão nesta última década gera-me uma mistura de sentimentos que vão desde a indignação à vergonha!

A Gestão, vista como uma Ciência Social e da Empresa, seja ela Macro ou Micro não é um disfarce de Carnaval, não usa subterfúgios nem esconderijos, não mata famílias, não esquece as histórias nem os seus intervenientes.

A Gestão é uma ciência e deve ser respeitada como tal! Não me venha o Ministro da Economia dizer que pode contabilizar alguns números em rubricas mágicas da contabilidade… deficit é deficit! E o que nos ajuda a gerir é a transparência e não a magia, muito menos a comunicação deturpada dos números. Isso só contribui para uma descida galopante da confiança dos consumidores e dos investidores.

A gestão diz-nos como estamos e para onde vamos, com visão! Em Portugal votarei no primeiro político que me diga com clareza qual é o deficit! E sobretudo que me explique qual é a sua visão estratégica para Portugal.

Aprendi que gestão, senhores políticos, é transparência, é visão estratégica com muito trabalho à mistura. Sobre trabalho deixem-me mostrar a minha indignação com a ponte de sexta-feira passada num momento em que os portugueses deviam trabalhar para recuperar o tempo perdido e as asneiras do passado.

Comuniquem, falem com clareza com os Clientes, sejam eles, consumidores, utentes, colaboradores… debatam os problemas de uma forma pública e democrática, apelem à participação e ao envolvimento das pessoas mas com transparência. Não se remetam ao silêncio ou unicamente às mensagens do facebook.

O Marketing não é um estojo de make up que transforma produtos inócuos em best sellers, nem marcas sem valor em love brands. Não é um disfarce de Carnaval… uma imagem sexy que entusiasma o consumidor mais desatento e superficial.

O Marketing é uma ciência diferente da alquimia, não é uma ciência oculta. Não transforma merda em ouro ou correremos sérios riscos de acabar com o ouro…

As vendas não são conversas da treta despidas de afectos e vinculação pessoal e profissional!

Em Gestão, o deficit é o deficit, sem disfarces, a visão estratégica é orientadora e a comunicação motiva o envolvimento.

Não se remetam ao silêncio, escondidos por detrás do tempo, porque em momentos de crise, o tempo, esse demónio do passado, não vai parar o futuro!

2 comentários:

Patrícia disse...

Eu sou da opinião que os portugueses estão dispostos a fazer sacrifícios pelo país, desde que vejam coerência nas acções dos governantes e desde que compreendam que os dinheiros públicos estão a ser bem geridos. Mas nenhuma das 2 condições se verifica e isso torna este tema, e a política em geral, pouco sérios, onde alguns enchem os bolsos e têm regalias vitalícias e outros têm que trabalhar muito para conseguir alimentar a família. A boa gestão e o empreendedorismo são o segredo para sair da crise, porque só com produtividade isto não vai lá.

Nani disse...

O problema, não são os sacrificios pedidos, mas sim a transparencia e a honestidade da aplicação desses sacrificios, até aqui temos vivido com mentiras e incompetencia, o que precisamos é de seriedade, trabalho e competencia, com trans parencia, e não com numeros de magia, e de aldrabices. Apelar a indignação, é digno, a ver se estes senhores passam a ter "coluna vertebral".