sábado, 8 de agosto de 2009

... a Consciência...

No mês passado perguntei ao melhor vendedor de automóveis da Peugeot qual era o segredo do seu sucesso, a resposta encantou-me. Em 15 anos a trabalhar em vendas e a gerir vendedores encontrei uma resposta madura e honesta que jamais um vendedor me tinha dado.

O Vendedor, com 50 anos de idade, respondeu em directo e a côres frente a uma plateia de gestores de forças de vendas... “O segredo do meu sucesso é o RESPEITO que tenho por mim próprio”. Uma resposta frontal e corajosa que nos alimentou.

Eu acrescentaria... que o segredo do sucesso, o enzima que diferencia os comerciais, os gestores e as empresas, e que os transporta para o topo é ... tão simplesmente... O RESPEITO que estes agentes têm por si próprios. O auto-respeito eu diria...(talvez uma nova palavra no vocabulário da gestão) que revela CONSCIÊNCIA e acima de tudo O RECONHECIMENTO.

As permissas do respeito por nós próprios são muitas, destaco as seguintes:
- A honestidade... das nossas acções e dos nossos pensamentos, sobretudo dos nossos afectos.
- A simplicidade... com que encaramos e descodificamos o contexto externo e interno.
- A liberdade... que sentimos e partilhamos, que aceitamos e estimulamos nos outros, que nos ajuda a desintoxicar o meio envolvente a tomar decisões. Sem sentimentos de culpa.
- A consciência... dos nossos valores e a forma como os deixamos influenciar as nossas acções e decisões.

Nas empresas qualificamos as necessidades dos clientes, procuramos estabelecer relações duradouras, satisfazer desejos e expectativas, criar valor. Formamos os nossos colaboradores, incentivamos e motivamos. Estimulamos equipas, definimos estratégias e objectivos. Tudo isto na expectativa de atingir métricas e resultados.

Na maior parte das vezes ensinamos a respeitar os outros! A qualificar os outros! A satisfazer os outros! A criar valor aos outros!... AOS OUTROS!

Mas...

Antes do outro existe o EU!
Como é que eu posso respeitar os outros se não me respeito a mim próprio. Como é que eu posso avaliar o outro sem me avaliar a mim próprio? Como é que eu posso satisfazer o outro sem me satisfazer a mim próprio? COMO É QUE EU POSSO RELACIONAR-ME COM O OUTRO SEM ME CONSEGUIR RELACIONAR COMIGO PRÓPRIO?

A realidade... é que não posso. Não terei disponibilidade para relações fortes e duradouras com os meus parceiros se não me respeitar nessa relação, se não me reconhecer nessa relação!

Mas... de que forma é que as empresas podem estimular o respeito dos colaboradores por eles próprios? Devem fazê-lo antes ou depois de estimular o respeito pelos outros, nomeadamente clientes, colegas, superiores hierárquicos...?

É um tema que vai ocupar este blog nos próximos tempos... os vínculos.

7 comentários:

Isa disse...

Completamente de acordo!
Acrescentaria apenas uma coisinha: O RESPEITO (próprio e pelos outros) assenta também na consideração de que as "minhas" verdades e certezas só são importantes porque são MINHAS!

Gosto do tema!

Nani disse...

O respeito, é algo que se ganha, não se nasce com o mesmo, para o ganharmos, temos que nos respeitar a nós próprios, a gostar de nós, para gostarmos dos outros. O Egocentrismo, só é nefasto quando é confundido com fachada,arrogância, de resto desde que controlado e conscencioso, é bom, pois mostra a confiança e o RESPEITO que temos por nós próprios..................
Abraço

Anónimo disse...

Seeing my wide limitations in Portuguese let’s go in English
For me the first way to respect ourselves is to be able to say “no” to situation, business proposal that are not in line with our own conviction and values without taking in account economic, social …. pressures. Most of the people have experienced the situation of accepting or being about to accept a business they didn’t really feel about for short terms reasons (bonus, hierarchical pressure…)
Respect ourselves is also to know the value we have in and for the company (in this aspect managers should help)
On the other hand to respect the others it’s to respect their free will and values.
See you, I really enjoyed this article!
Miss M

Unknown disse...

O Professor Justino é fantástico! (sou a Marta Manso,fui sua aluna, não sei se se recorda,são tantos)
Além de achar o blog um género de caixa de tesouro, adorei este post, e fiquei a pensar que no nosso trabalho/escola faz falta este tipo de "inspiração", que nos faça parar e pensar se estamos a ir no caminho correcto, e de que como nos podemos ultrupassar. Infelizmente apenas vemos as empresas/escolas a produzirem máquinas, trabalho e mais trabalho, estudo e mais estudo, e nunca se abre a porta a estes temas levados para o lado pessoal.Falta inspiração, motivação, falta perceber antes de fazer, falta tudo...Acredito que se aqui no meu trabalho falar em Gestão com Amor todos vão fazer pouco de mim. Isto porque estão máquinas, "procedimentados" e ninguém lhes serve de inspiração!
Para mim ler este blog inspira-me, faz-me querer mais, e faz-me querer mudar!
Obrigada Prof. Justino!
Tenho saudades daquelas aulas de direcção comercial!

Unknown disse...

Respeito! Por nós próprios, pelos outros...temas controversos.
E alertas que nos devem fazer sempre refletir, questionar.

E qdo é que temos outro tema para nos deixar a pensar sobre ele?

Manuel Azancot disse...

Obrigado!

Manuel Azancot disse...

Obrigado!