sexta-feira, 18 de julho de 2008

Se eu nascesse com um dom gostaria de ser ... vendedor.

Os arquitectos não nascem com o dom de ser arquitectos, os médicos não nascem com o dom de ser médicos, nem os jogadores de futebol, nem os jogadores de rugby... que o digam os nossos campeões Europeus de Sevens... parabéns Lobos pelo vosso esforço!

Ninguém nasce vendedor, porque a venda não é inata. Muitos nascem com algumas capacidades comunicacionais, mais extrovertidos, mas será que isso chega para ser um vendedor. Não! definitivamente. É uma mais valia mas não é um requisito.

O vendedor hoje não é o artista de outrora, o eloquente e o tagarela “capaz de vender a mãe e passar recibo”. O indivíduo que fala sem parar e vence o comprador pelo cansaço.

A sua motivação intrínseca, a orientação para os resultados e sobretudo a sua capacidade de planeamento, organização e método de trabalho pautam o sucesso do vendedor actual.

Ouvir mais do que falar, comprometer-se com o cliente, qualificar as suas necessidades com empatia, e estabelecer relações de confiança são caracteristicas fundamentais. Entender a relação que está entre o comprador e o produto que compra, entender a paixão que medeia essa relação, é um passo importante para criar a parceria desejada.

As características que fazem de uma ocupação, uma profissão são:
1. Vontade de completar-se na carreira escolhida.
2. Preparar-se através do estudo e da prática.
3. Exatidão no desenvolvimento do trabalho.
4. Uma apreciação honesta do valor do trabalho.
5. Senso de dignidade no trabalho.
6. Procura constante de aperfeiçoamento.

O vendedor que se posiciona como profissional investe na sua carreira e sabe qual é a sua importância na sociedade. Tal como em qualquer outra profissão, vender requer desenvolvimento de competências e paixão.

2 comentários:

Azul disse...

Excelente texto este! Gostei de o ler, da clareza nas ideias, e da dimensão empenhada afectiva que a perpassa. Dá vontade de o articular com o texto do marketingo amoroso! Um abraço. Até breve. Azul.

Anónimo disse...

O dom é saber inato? Mas como se sabe, sem aprender o que o cliente precisa, a mostrar um produto certo ao cliente certo? Não é vendedor todo aquele que gosta de ser útil? Não pode ser o vendedor aquele médico da alma nos dias cinzentos, apenas porque nos trouxe um livro para ler, ou um chocolate ou aquele telefone para tirar uns euros á conta no fim do mês?......